Estado lança chamada 2022 do ‘Forma Pará’, referência nacional em ampla oferta de curso superior

Prefeitura e Câmara de Moju participaram do evento. O município aderiu ao programa que ofertará um curso de Agroecologia.

Política pública determinada por lei, que transformou o Pará em referência nacional na oferta do ensino superior fora de sede, o Programa Forma Pará ganhou nesta terça-feira (21) mais uma etapa, com o lançamento da chamada 2022, em ato realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com a presença do governador Helder Barbalho, de outras autoridades do Estado, prefeitos, reitores, professores e estudantes.

Helder Barbalho destacou na solenidade algumas das vantagens do “Forma Pará”, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). “A partir do Programa Forma Pará, os nossos jovens podem cursar o ensino superior na sua cidade, ao lado da sua família, construindo, portanto, sua história e sonhando avançar na qualificação, sem que para isso precise abrir mão do seio familiar”, enfatizou o governador. Em quatro anos, frisou Helder Barbalho, o programa já está em mais de 70 municípios, ofertando 5.662 vagas em todas as regiões do Pará.

O diferencial do programa é não ter limitação de espaço para oferecer as aulas. Em municípios que não dispõem de Instituições de Ensino Superior (IESs), os cursos são ministrados em outros espaços, como escolas ou instalações cedidas pelas prefeituras, daí a denominação “fora de sede”. Isso garante que a população de municípios com menor estrutura também seja contemplada com a oportunidade de formação e qualificação profissional.

A Prefeitura Municipal de Moju juntamente com a Câmara participaram do evento. Nas redes sociais a Prefeita Nilma Lima destacou o seguinte:

“Neste momento, participo do lançamento da chamada 2022 do Programa Forma Pará, da SECTET, que leva cursos superiores, especialização, mestrado e doutorado aos municípios paraenses através de parceria entre as prefeituras municipais e o Governo do Estado. O município de Moju acaba de aderir ao programa que ofertará o curso de Agroecologia, democratizando o curso superior para a população mojuense. Agradeço ao Governador Helder Barbalho por sempre olhar pelos interiores paraenses e parabenizo o Secretário da SECTET, Manesky, por essa iniciativa. O curso de Agroecologia em Moju será o primeiro de muitos outros que ainda virão.
Estão presentes no evento a Secretária de Educação Sandra Helena, equipe técnica da SEMED e os vereadores: Eliomar Cruz , Márcio , Júnior Faro, Alexandre cavalinho, Nete e Bruno Quaresma.”

Deixe uma resposta