Detran inicia operação ‘Festas Seguras’ nesta quarta, 22

Crédito: Ascom Detran.

Localidades e balneários, que normalmente registram aumento na circulação de pessoas e veículos, serão monitorados.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vai iniciar nesta quarta-feira, 22, a Operação Festas Seguras 2021, com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade neste final de ano. Localidades e balneários, que normalmente registram aumento na circulação de pessoas e veículos, serão monitorados, em parceria com os demais órgãos de segurança pública do Estado.

O plano de ação do Detran é definido com base na observação de municípios e distritos mais procurados pela população, com foco na preservação da vida através da educação, fiscalização de trânsito e tráfego, além do combate à alcoolemia, a fim de prevenir acidentes e infrações.

A Operação mobiliza 298 agentes de fiscalização do órgão, distribuídos por 23 municípios, são eles: Salinópolis, Santa Bárbara, Bragança, Barcarena, Marapanim, Vigia, Marituba, Acará, Tailândia, Abaetetuba, Tucuruí, Breves, Conceição do Araguaia, Igarapé-Miri, Parauapaebas, Goianésia do Pará, Marabá, Brasil Novo, Uruará, Mojuí dos Campos, Viseu e Redenção. 

A operação que terá início nesta quarta prossegue até o dia 5 de janeiro de 2022.

Em Salinópolis, balneário mais procurado no Estado, as operações serão desempenhadas nas rodovias PA-124 e PA-444, sendo estendidas às praias do Atalaia e Farol Velho.

Os postos de regularização localizados nas rodovias PA-124, em Salinópolis e PA-391, em Mosqueiro, atuarão, pela primeira vez, com suporte tecnológico dos radares OCR (reconhecimento Óptico de Caracteres), sistema que permite, a partir da identificação da placa, a checagem da situação dos veículos.

Educação – A Coordenadoria de Educação do Detran também dará início às ações integradas de educação e conscientização em cinco municípios durante a operação, com ênfase nos principais fatores de risco no trânsito e na redução dos índices de acidentes e mortes nas vias.

Salinópolis, Mosqueiro, Bragança, Marapanim e Santarém receberão as equipes de 27 de dezembro a 6 de janeiro. As ações serão desenvolvidas em conjunto com os demais órgãos de segurança e com o apoio dos órgãos de trânsito municipais.

Fonte: Agência Pará.

Deixe uma resposta