Com formato fálico e fama de afrodisíaco, pepino-do-mar movimenta comércio bilionário

Consumido como iguaria na Ásia, o animal também recicla nutrientes e ajuda a manter o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

O pepino-do-mar está no centro de um comércio clandestino bilionário. De acordo com uma reportagem da Deutsche Welle (DW), emissora internacional alemã de rádio e televisão, o comércio clandestino de pepinos-do-mar movimenta cerca de 200 milhões de dólares, o equivalente a R$ 1 bilhão, por ano.

A procura pelo animal, considerado uma iguaria e associado a supostos efeitos afrodisíacos, impulsiona sua captura ilegal. Ao mesmo tempo, a redução de suas populações ameaça uma espécie que desempenha um papel importante no fundo do mar.

Apesar do nome, pepinos-do-mar não são vegetais. Também não são peixes, embora recebam o nome de peixes-da-areia. Eles pertencem ao grupo dos equinodermos, animais marinhos invertebrados que possuem pele ou um revestimento rígido.

O papel dos pepinos-do-mar

Existem cerca de 1,5 mil espécies de pepino-do-mar no mundo. Esses animais ingerem matéria orgânica, incluindo bactérias e microalgas, decompõem o material e excretam areia limpa e oxigenada. Nesse processo, ajudam a manter nutrientes como nitrogênio e fósforo em circulação.

Sua atividade também reduz doenças nos corais e aumenta a alcalinidade da água, o que contribui para desacelerar a acidificação dos oceanos.

Os pepinos-do-mar são abundantes nas proximidades das Ilhas Andamão, na porção mais oriental da Índia. À DW, o biólogo Sangamesh Uday destacou a importância deles para a zona entremarés, área sujeita à alternância das marés. Segundo ele, sem esses animais, o local “não seria um ecossistema, mas apenas um conjunto de rochas quebradas”.

Uma iguaria com fama de afrodisíaco

A procura por pepinos-do-mar é especialmente forte na China e no Sudeste Asiático. Eles podem ser preparados em sopas, servidos em conserva como acompanhamento ou utilizados em medicamentos tradicionais. A relação comercial é antiga: registros históricos indicam que pescadores indonésios e comerciantes chineses já negociavam esses animais há 800 anos.

O formato fálico está ligado à fama de afrodisíaco, já que não há comprovação científica do efeito. Desde a década de 1980, a pesca comercial se expandiu pelo mundo. A ampliação do acesso, o aumento da renda e a maior demanda no Leste Asiático impulsionaram esse crescimento. Muitos países proibiram a captura, enquanto outros, como Sri Lanka e Madagascar, permitem a pesca e a aquicultura.

O caminho do comércio ilegal

A demanda crescente e as diferenças entre as regras nacionais atraíram organizações criminosas de pequeno e grande porte. A Índia começou a regulamentar os pepinos-do-mar na década de 1980 e proibiu sua pesca em 2001, após identificar os efeitos do comércio ilegal sobre as populações locais. Quem captura um exemplar pode enfrentar sete anos de prisão, a mesma pena aplicada à caça ilegal de tigres ou elefantes. Apesar da fiscalização indiana, a quantidade de caçadores ilegais que chega à região permanece estável de um ano para outro.

O tráfico também passa pelo Brasil

O comércio ilegal de pepinos-do-mar também já foi identificado no Brasil. Segundo o Jornal da Unesp, exemplares secos apreendidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foram analisados por pesquisadores da universidade em parceria com o Ibama. O estudo mostrou que os animais pertenciam a duas espécies encontradas na costa brasileira:

Holothuria grisea e Isostichopus badionotus.

Pepinos-do-mar secos apreendidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foram analisados por pesquisadores da Unesp. Foto: Fabio Porto-Foresti/Jornal da Unesp

As apreensões ocorreram em 2023. Os animais estavam em caixas e malas, cada uma com cerca de 500 exemplares secos. Como o processamento dificulta a identificação pela aparência, os pesquisadores examinaram o DNA de 40 amostras: 18 eram da espécie H. grisea e 22 da I. badionotus. A comparação genética com exemplares obtidos no litoral paulista confirmou que os animais apreendidos tinham origem na costa brasileira, conforme relatou o Jornal da Unesp.

A forma seca facilita o transporte e preocupa os cientistas. Em entrevista ao Jornal da universidade, o biólogo Fabio Porto-Foresti explicou que a retirada de muitos animais de uma mesma região pode reduzir sua população. Outro pesquisador da equipe, Ricardo Utsunomia, alertou para o desequilíbrio ecológico que a captura intensa pode causar, já que os pepinos-do-mar participam da reciclagem de matéria orgânica no fundo do oceano.

Por Diário Do Pará

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Descubra mais sobre Portal Moju News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Portal Moju News
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade