BBF humilha, ameaça e isola agricultores de Moju e ainda critica matéria da imprensa local sobre os fatos

A verdade é que a BBF está sempre em conflito com as comunidades e agricultores locais, mas agora, a Assessoria de comunicação da empresa ainda se volta contra a matéria do Portal Moju News, diga-se de passagem, divulgada no dia da Imprensa. Deixa claro que a empresa não respeita nem o trabalho da imprensa. Veja a nota da BBF na íntegra.

A empresa de dendê, Brasil BioFuels BBF, sempre está no meio de uma polêmica, quer seja em Tomé-Açú, lá com lideranças indígenas, ou em Acará com Quilombolas, e agora até em Moju, com 140 famílias de um assentamento chamado ‘Nova Conquista’, que fica dentro de uma área supostamente da empresa. O caso está na justiça. O mais recente, é com agricultores do município. Pequenos trabalhadores que sobrevivem do que plantam.

Em vídeo enviado pelo agricultor Valter, ele relata a dificuldade de trafegabilidade por vicinais, nas proximidades da vila Olho D’água.

A vítima informou que já registrou um Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil em Moju. Um outro agricultor, identificado como Betinho, que é uma pessoa com deficiência, também relata dificuldades de acesso ao seu local de morada e trabalho.

“Se de vc vim ver a nosso situação vai ver que é pior do nos vídeos eu tô sendo até ameaçado por eles”, relata o agricultor Valter.

A BBF também criticou em nota o trabalho da imprensa, no dia da Imprensa, chamando a matéria do Portal de antijornalistica, só porque mostra um fato negativo da empresa. O Portal repudia veementemente a nota da BBF e vai entrar em contato com órgãos de defesa da imprensa.

Veja aqui a denúncia do agricultor:

Veja na íntegra toda a nota da BBF:

“O Grupo BBF (Brasil BioFuels) repudia a falsa declaração exposta no vídeo enviado pelo suposto “agricultor Valter”, cujo nome completo é Walter Nascimento de Aviz (vulgo Messi), bem como a conduta antijornalística realizada pelo Portal Moju News na cobertura deste caso, ao divulgar uma falsa e criminosa acusação sem a correta apuração dos fatos e dados, sem aprofundamento e sem buscar entender o posicionamento da empresa antes da publicação da referida matéria.

Com o objetivo de reestabelecer a verdade, o Grupo BBF reforça que a acusação é mentirosa e que buscou enganar a população, visto que a área exposta no vídeo é uma via interna da fazenda “Cinderela II” – entre as parcelas J37 e J38 (lat/long: -2,276469S -48,847076W), de propriedade do Grupo BBF, e que tal via é utilizada apenas para fluxo interno dos funcionários da empresa em suas atividades agrícolas de colheita de frutos de dendê. Para corroborar a evidência, segue no anexo a imagem do referido local com a respectiva ronda da equipe de segurança privada, realizada na data de ontem, como parte dos protocolos de inspeção realizados pela Companhia.

Além disso, a empresa reforça que jamais realizou bloqueios em vias públicas e de servidão utilizadas pela comunidade. A Companhia esclarece que somente no último ano realizou mais de 40 Km de conservação e melhorias nas vias de servidão que atendem mais de 950 famílias das comunidades no município de Moju, em complemento às ações que são realizadas pela prefeitura municipal.

A empresa esclarece que tal bloqueio realizado com valas em sua área privada infelizmente se faz necessário para proteção dos seus ativos e segurança dos trabalhadores, visto que Walter (vulgo Messi) vem constantemente invadindo está área privada da BBF, onde a incidência de furto de frutos de dendê é muito grande. Os casos relacionados a invasão e furtos de frutos de dendê nesta localidade acontecem desde outubro de 2022, conforme registrado em diversos boletins de ocorrência, como por exemplo os de número 00099/2022.101907-3, 00277/2023.531729-6, 00277/2023.536152-9 e 00277/2023.525464-7, nas datas de 29/10/2022, 20/02/2023, 04/03/2023 e 13/03/2023 junto a delegacia de polícia civil de Moju. 

O Grupo BBF possui amplo acervo de fotos e vídeos que comprovam a invasão realizada pelo Walter (vulgo Messi), como por exemplo nos arquivos anexos que demonstram o mesmo trator utilizado por ele em sua filmagem compartilhada nas redes sociais (trator de cor vermelha) com os registros fotográficos da segurança empresarial, onde constam as coordenadas geográficas que comprovam a presença de Walter e seu trator dentro de áreas privadas da empresa.

Por fim, a Companhia reforça que segue a disposição das autoridades públicas e da comunidade para apoiar em qualquer esclarecimento sobre este caso. E lamenta ser vítima de mais uma ação mentirosa que visa manchar sua reputação e imagem da empresa. O Grupo BBF é uma das principais empresas empregadoras da região e incentiva mais de 400 agricultores familiares no cultivo sustentável de palma no Pará, sendo uma empresa referência na gestão de agricultura familiar em seu setor produtivo.

Imagens enviadas pela Ascom da BBF

Deixe uma resposta