O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nesta quinta-feira, 8, que realizou a soltura do navio Haidar, que naufragou enquanto transportava mais de 5 mil bois vivos no porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, no nordeste do Pará. De acordo com o departamento, a ação é fundamental para a retirada da embarcação do fundo do Rio Pará.
Com a estrutura descolada no fundo do rio, o DNIT prepara a execução das próximas etapas de reflutuação do navio. Com a retirada da embarcação, a trafegabilidade na área será retomada. O navio está no fundo do rio desde o dia 6 de outubro de 2015, no porto de Vila do Conde, em Baracarena. A embarcação transportava cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo para a Venezuela. O acidente causou impactos ambientais e sociais na comunidade de Barcarena.
Os trabalhos para a retirada do navio do fundo do rio, anunciado em junho do ano passado começaram apenas em fevereiro deste ano. A ação conta com apoio da Marinha, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), da Companhia Docas do Pará e da Capitania dos Portos.
Fonte: Roma News
