O 5G e a transformação na forma de se consumir tecnologia

-

A conexão 5G impactará em diversas tecnologias como IoT e Inteligência Artificial.

A Tecnologia 5G é a quinta geração de rede de internet e transmissão de dados, proporcionando maior velocidade, cobertura, conectividade e recursos em relação ao 4G.

Imagine você fazendo downloads de arquivos no seu smartphone com uma velocidade de 1815 Mbps (megabites por segundo)? Este é o poder do 5G nos meios de comunicação e nas empresas, segundo uma pesquisa da Opensignal nos EUA.

A tecnologia 5G começou a ser utilizada em alguns países asiáticos em 2019, chamando atenção do mundo todo: a internet é de 20 vezes a 100 vezes mais veloz do que em uma conexão 4G, o tempo de resposta é sensivelmente menor (a comunicação é, praticamente, em tempo real) e há muito mais estabilidade.

E a grande questão é que o 5G pode acelerar o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas (IoT), em que os equipamentos se comunicam, funcionando de forma autônoma e conectada.

É indiscutível argumentar o salto tecnológico que o 5G trará para diversos setores da economia, principalmente à Indústria 4.0, que engloba algumas tecnologias emergentes para automação e troca de dados – conceitualmente estou me referindo à Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem, que será revolucionada, melhorando radicalmente a experiência do usuário.

Basta comparar a diferença da latência (tempo necessário para receber uma resposta às informações entregues) do 5G para as faixas de frequência que conhecemos até hoje para se ter uma ideia do futuro programado ao qual estou me referindo: 1 milissegundo contra 20 milissegundos (3G) e 10 milissegundos (4G). Além dessa enorme vantagem, enquanto o 4G consegue oferecer internet a uma velocidade de 1GB, o 5G consegue oferecer uma velocidade de 20GB por segundo. Mas o que isso tem de tão extraordinário? Eu diria, tudo! O 5G irá transformar toda uma sociedade, a forma como consumimos e nos relacionamos com TI e Telecom.

Essa característica vai tornar viável o tratamento de uma enorme quantidade de dados, abrindo possibilidades reais para sistemas autônomos, por exemplo, ganharem escalas comerciais, como também a Inteligência Artificial permear cada vez mais a evolução dos negócios, impulsionando o uso de máquinas inteligentes, conexão entre os equipamentos, e tantas outras características essenciais para a adaptação das indústrias à quarta revolução tecnológica.

Não fosse o suficiente, essas vantagens mudarem o cenário de toda uma sociedade, tornando-a mais produtiva e competitiva, ainda existe o fato de que no centro desse ecossistema onde o 5G está inserido, se encontra o usuário, o consumidor de toda essa tecnologia.

Com a implantação de fato do 5G em todo o mundo, estaremos transformando a forma como contratamos e consumimos internet, planos de telefonia fixa e móvel e como nos relacionamos com todos os dispositivos tecnológicos. Com isso, estaremos inaugurando uma nova era de como contratamos, consumimos e nos relacionamentos com tecnologia. Vamos ver surgir também um novo perfil de consumidor/usuário/cliente de TI e Telecom. Além de mais exigente, o 5G o tornará mais independente

Isso porque, ao contrário da tecnologia de fibra óptica, onde o consumidor para ter acesso à internet depende da contratação de uma empresa especializada que conecte a sua residência com a fibra, o que exige certo investimento e conhecimento técnico, com o 5G o processo é mais simples.

Como se trata de uma faixa de frequência (sinal aéreo), o sinal poderá ser acessado via equipamentos tipo modem com Wi-Fi integrado, onde o consumidor compra, conecta-se ao modem por um celular, escolhe um plano de sua preferência e navega por Wi-Fi numa rede de 400 Mbps, por exemplo, sem custo com aquisição de serviços de terceiros ou mão de obra especializada, ou seja, o próprio consumidor assume o controle de todo o processo, da compra ao uso, não exigindo nenhuma habilidade técnica e reduzindo custos de instalação.

Nos países em que a rede 5G começou a ser implementada, como Coreia do Sul, Estados Unidos, Emirados Árabes e Alemanha, já é evidente o avanço na comunicação e nas opções de entretenimento, por exemplo. A alta velocidade e o nível de performance garantem uma conexão estável e imagens de alta qualidade em videoconferências. O aumento da capacidade de desempenho melhora a experiência de consumir e baixar conteúdo em plataformas de streaming de vídeo. Oferece, também, a possibilidade de que as pessoas desfrutem, no smartphone, mais qualidade e variedade de games, que antes eram disponibilizados apenas em consoles ou computadores.

Quando a rede 5G chegará no Brasil?
De acordo com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a rede 5G só chegará no Brasil no fim de 2021 ou início de 2022, mesmo com diversos testes já realizados e encaminhados.

Uma das barreiras para a implementação da quinta geração de internet é a interferência na frequência 3,5 GHz, que é usada atualmente para transmitir sinais de TV aberta às antenas parabólicas.

Em alguns países a nova rede já está operando de forma inicial e se mostrando mais eficiente que a rede 4G.

Fonte:TECNICON

Parceiros
spot_imgspot_imgspot_img

Deixe uma resposta

spot_imgspot_img
Parceiros

Must Read

Corpo de tatuadora desaparecida é encontrado em Jacundá

0
Flavia Alves, jovem tatuadora, desapareceu na companhia de Will Sousa. Os trágicos detalhes do crime e a busca por justiça pela comunidade local. Desde o...

Descubra mais sobre Moju News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading