PF apreende 8 mil toneladas de manganês ilegal no Pará

Segundo a PF, o veículo carregado com o minério tinha como destino o porto de Barcarena (PA), de onde o minério partiria para o exterior de forma ilegal.


A Polícia Federal cumpriu neste sábado (4), o mandado judicial expedido pela 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá, sudeste do Pará, de apreensão de 8 mil toneladas de minério manganês no Porto de Vila do Conde em Barcarena, nordeste do estado.

A ação ocorreu do contexto da Operação Verde Brasil 2, em continuidade a Operação Mn25, deflagrada no dia 23 de junho, com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsável pela usurpação clandestina de manganês com fim de exportação no Pará.

As investigações constataram que existe na região uma ação articulada de pessoas e empresas para extração, beneficiamento, transporte e exportação de minério, através da falsificação de documentos públicos e fiscais, com o intuito de dar aparência de licitude a atividade criminosa.

Os investigados irão responder pelo crime previsto no artigo 2º, §1° da lei n° 8176/91, com pena prevista de até cinco anos de detenção, além do artigo 55 da lei de crimes ambientais ( lei n° 9.605), com pena de detenção de até um ano e parágrafo 1 do art. 180 do Código Penal, com pena de reclusão de até oito anos.

Com informações do G1


Deixe uma resposta