
O evento aconteceu entre os dias 13 a 15 de setembro. Dois projetos apresentados por escolas do município foram premiados.
Aconteceu entre os dia 13 a 15 de setembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a VII Moscitec- Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura.
A comitiva de Moju foi composta por nove pessoas que estavam apresentando projetos que destacam a inovação, a amazônia e a sustentabilidade.
Dentre os projetos que foram apresentados e premiados está o da escola municipal Shekina, que apresentou o Projeto “Pescando Lixo no Igarapé Sucupira”,
foi coordenado pelas professoras Luciane Pereira Aires e Soraya da Silva Oliveira Sampaio, sendo apresentado pelos alunos Cauanny Mariele da Silva Carvalho e Victor Eduardo do Nascimento de Souza.
Este projeto tem como objetivo central abordar a questão do lixo em um dos igarapés do município de Moju, propondo soluções sustentáveis e conscientização ambiental. O projeto foi premiado com o selo das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Outra escola que também apresentou e teve seu projeto premiado foi a Escola São Sebastião da Ribeira, que fica na zona rural do município de Moju, com o tema: Roteiros Geo-turísticos como Possibilidade de Sustentabilidade Ambiental no Território Quilombola do Jambuaçu, Moju-PA.
Esse projeto foi orientado pela professora Ana Célia Gonçalves Silva, com a coorientação de Silmara Rodrigues Martins e com a participação da orientadora Nathalya Ingrid Martins Oliveira. O objetivo foi explorar a potencialidade de roteiros turísticos sustentáveis na região quilombola do Jambuaçu, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental do local.

Um outro projeto denominado “A Bioeconomia como Possibilidade de Sustentabilidade no Território do Jambuaçu, Moju-PA,” que teve como orientadora a professora Mayany Soares Salgado e contou com a participação da orientadora Evellyn Anunciação Viana também participou do evento. Este projeto explorou a bioeconomia como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento sustentável na região do Jambuaçú, abordando questões relacionadas à utilização responsável dos recursos naturais e à geração de renda para a comunidade quilombola pertencente ao município de Moju.
