
O Pará será representado na Olimpíada Brasileira de Robótica por um estudante de 16 anos do município de Igarapé-Miri, nordeste do estado. Jobson Tenório, que estuda na Escola Estadual Manoel Antônio de Castro, foi o vencedor da etapa estadual, em que concorreu com alunos de grandes escolas.
Jobson alcançou o primeiro lugar geral com o projeto de um Robô de Resgate. Com autonomia, o robô recebe a tarefa de resgatar vítimas sem interferência humana. Ele é capaz de superar terrenos irregulares, caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar vítimas de desastre, transportando-as para uma região segura.
A criação do robô surgiu a partir da divulgação do edital da Olimpíada. Jobson e outros membros da equipe do Clube Miriense de Robótica passaram a desenvolver a programação computadorizada, que faz o robô se locomover ao encontro das vítimas. Foram dois meses de experimentações até chegar ao formato final.
O hardware é feito de peças de lego, que funcionam a partir de sensores de cor, de giro e ultrassônicos, que ajudam o robô a ler descidas, subidas e obstáculos que ele precisa vencer até o resgate final das vítimas.
A Olimpíada será no Rio Grande do Sul, de 21 a 26 de outubro. “Sempre gostei de robôs. Ia criando, montando e desmontando, até dar certo. Na verdade, conhecer o professor Márcio Kennedy foi essencial para aprofundar meus conhecimentos. Conquistar o 1º lugar foi algo único e motivador”, afirmou Jobson Tenório.
Fonte G1 Pará