Entre as principais orientações está pesquisar sobre a empresa antes de efetuar compra e utilizar cartão de crédito, caso precise reaver o dinheiro.
Com a aproximação da “Black Friday”, a Polícia Civil do Pará alerta para pesquisar bem e se certificar de que a compra será efetuada de forma segura.
O titular da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), delegado Neyvaldo Silva, reforça a importância de avaliar bem a compra antes de fazer o pagamento.
“Nesse período, é muito comum as pessoas receberem várias ofertas de produtos, porém, durante as compras algumas fazem o pagamento e nunca recebem o que pediram, outras compram determinado produto e recebem algo totalmente diferente do que lhe foi oferecido”, diz.
Sobre as compras virtuais, o delegado indica evitar o uso de boletos bancários, pois após o pagamento é mais difícil recorrer e obter o valor investido. Uma opção pode ser o cartão de crédito, o qual ainda se pode recorrer e buscar o ressarcimento, caso seja vítima de fraude.
“Pesquise bem antes, avalie sobre o fornecedor que está fazendo a oferta. Nem tudo é de fato um bom negócio, pois infelizmente muitos criminosos aproveitam esse período para aplicar golpes”, reforçou.
A Polícia Civil lista uma série de cuidados que se deve ter antes de fechar negócio na data promocional:
- Suspeite de promoções incríveis, relâmpagos e com valor desproporcional
- Suspeite de lojas que oferecem pagamento apenas por boletos
- Analise o nome da página ou perfil que divulgou a promoção
- Analise produtos oferecidos por meio de links, SMS ou aplicativo de mensagem
- Procure erros ortográficos, que são alguns dos indícios que apontam para a possibilidade de ser uma tentativa de golpe
- Desconfie de ofertas feitas por meio de ligações
- Sempre confirme a veracidade das informações antes de fechar qualquer negócio
- Desconfie de ofertas feitas por supostas agências bancárias, de preferência, vá até o local
Denúncias
Vítimas desse tipo de crime devem procurar as delegacias especializadas e registrar boletim de ocorrência para que as investigações sejam iniciadas e os criminosos identificados.
As denúncias podem ser feitas na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), que está localizada na Avenida Senador Lemos nº1055, no bairro do Telégrafo em Belém.
Em casos de crimes virtuais, também pode se direcionar a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, que fica na Delegacia Geral da Polícia Civil, na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco D (2º piso) ou pela Delegacia virtual.
Texto: G1 Pará
