Base fluvial intercepta mais de 140 animais silvestres transportados ilegalmente no Pará

Fiscalização em embarcação que seguia de Manaus para Belém resultou na apreensão de quelônios, jacarés, serpentes e primatas; responsável foi detido e encaminhado à delegacia.

A Base Integrada Fluvial Candiru, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), interceptou o transporte de mais de 140 animais silvestres durante fiscalização realizada na quarta-feira (12), no município de Óbidos, no oeste do Pará.

A ocorrência foi registrada durante abordagem à embarcação F/B Sanmarino, que fazia o trajeto entre Manaus e Belém. A ação foi conduzida por agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar.

Parte dos animais tinha documentação

Durante a fiscalização inicial, os agentes localizaram com um passageiro 11 animais silvestres, sendo dez primatas de diferentes espécies e um gato-marisco. Segundo as autoridades, todos estavam acompanhados da documentação necessária para o transporte interestadual, com origem no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e destino ao Centro Amazônico de Herpetologia, em Benevides, na Região Metropolitana de Belém.

No entanto, durante uma revista minuciosa no camarote do mesmo passageiro, os agentes encontraram outros 136 animais mantidos de forma irregular e sem qualquer autorização legal. Entre eles estavam 100 filhotes e 30 quelônios adultos, além de duas serpentes e quatro filhotes de jacaré.

Além da ausência de documentação, os animais estavam acondicionados de forma inadequada, o que pode caracterizar maus-tratos e agravar o crime ambiental. Após contato com o Ibama no Amazonas, o órgão informou não reconhecer os animais encontrados irregularmente e orientou a adoção das medidas legais.

Responsável foi detido

O passageiro responsável pelo transporte ilegal foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Óbidos, onde prestou depoimento. Os animais foram encaminhados, sob escolta policial, ao município de Santarém, com apoio do Ibama e de outros órgãos ambientais, para receberem os cuidados necessários.

Fiscalização permanente nas rotas amazônicas

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Pará, coronel Ed-Lin Anselmo, a atuação das bases fluviais é essencial para combater crimes ambientais e outras ilegalidades nas rotas hidroviárias da Amazônia.]

“A presença permanente das bases integradas fluviais permite identificar diferentes tipos de crime, inclusive os ambientais, garantindo ações rápidas e eficazes nas rotas amazônicas”, destacou.

Segundo a Segup, a interceptação faz parte de ações contínuas da Base Candiru. Somente em janeiro, as fiscalizações resultaram na abordagem de dezenas de embarcações e milhares de pessoas, além da apreensão de quase 100 quilos de entorpecentes e mais de 100 quilos de pescado irregular.

O secretário reforçou que a apreensão representa um importante avanço na proteção da fauna amazônica e no combate ao tráfico de animais silvestres na região.

por Roma News

Deixe uma respostaCancelar resposta