Café Solidário, Projeto Viva Gente e Moju Social Skateboard são os finalistas que foram escolhidos pelo público na internet. A votação será exclusivamente pelos stories do Instagram do Portal Moju News no dia 27 de novembro, com término no dia 28, onde o público conhecerá o grande vencedor durante um evento do Moju News 04 anos, que será transmitido ao vivo pelo Portal Moju News.
Nesse ano de 2023, o Portal Moju News celebra 04 anos de atuação no jornalismo e na comunicação em Moju e no Pará. O site do Portal Moju News também ficou na terceira colocação no estado do Pará no ranking divulgado pelo Ver-o-Fato. Veja aqui:
Para comemorar, o Moju News vai homenagear pessoas que, na opinião do público digital, merecem ser destaque e seu editor chefe decidiu lançar o 1° Troféu Imprensa. São 8 categorias que o Portal estará premiando.

Conheça os perfis dos três projetos sociais finalistas, candidatos ao Troféu Imprensa 2023:
Café Solidário

“Logo que casei com minha esposa Aurineide Mendes, comecei a ajudá-la em um Projeto de Evangelismo Infantil denominado “Aprendendo com o Mestre Jesus”.
No início, o projeto contava com em torno de 20 crianças e dessa forma, eu e minha esposa custeávamos as despesas de lanches e de recursos. Mas graças a Deus, o projeto foi expandindo semana após semana e os custos também aumentando e com isso, minha esposa teve a ideia de convidar as colegas de trabalho para cooperarem com o projeto. E assim aconteceu.
Como minha esposa tinha uma jornada dupla e eu já estava só aguardando aposentadoria, ela me pedia para buscar as ofertas com as ofertantes que se propuseram a apoiar o projeto e como eu buscava as ofertas de bicicleta, as ofertantes começaram a falar que após ofertarem para o projeto, viram suas vidas serem abençoadas. Apelidaram carinhosamente de “Bicicleta da bênção de Deus”. Certo dia minha esposa, então coordenadora Pedagógica da Escola Ecila Pantoja da Rocha, levava para atendimento hospitalar, uma aluna que havia desmaiado na escola. Ao ser questionada se havia tomado café da manhã, a aluna respondeu que não dava tempo, pois saía de sua casa de madrugada e fazia primeiro uma viagem de barco e depois de ônibus, para só assim chegar à escola.
Minha esposa ficou bastante tocada com a história da aluna e me perguntou da possibilidade de fazermos um “Café Solidário” para estes alunos da Escola Ecila que vinham de seus lares sem esta importante alimentação.
Na época, respondi que não era possível, pois os recursos que tínhamos davam só para a manutenção dos lanches e dos recursos didáticos para as crianças do Projeto de Evangelismo Infantil “Aprendendo com o Mestre Jesus”. Minha esposa não satisfeita com minha resposta, foi orar de madrugada pedindo a Deus uma confirmação se era para realizarmos o Café Solidário e se Ele iria estar à frente.
A confirmação veio da parte de Deus e ela começou a realizar o Projeto na Escola Ecila. Eu, no início, fiquei meio relutante, pois a jornada de trabalho da minha esposa já era muito grande e não queria que ela se sobrecarregasse demais.
Com a minha relutância, minha esposa foi orar a Deus pedindo para Ele colocar amor no meu coração pelo Projeto Café Solidário. A resposta à oração de minha esposa foi tão rápida e eficaz que, a partir do terceiro dia, não permiti que minha esposa fizesse mais o Café Solidário, assumi os trabalhos deste projeto e não deixei mais. Amo e me sinto realizado em fazê-lo. Em 2020, em virtude da Covid-19, o citado projeto passou a ser realizado na frente da UPA e do Hospital Divino. Durante todos esses anos, são muitos os testemunhos da provisão de Deus na vida das pessoas através do Café Solidário.” (Irmão Mendes)
Projeto Viva Gente

“O Projeto Viva Gente é um projeto social voluntário, de ação preventiva, que tem o futebol como forma de inclusão social.
Ele teve início em 22 de setembro de 2005, no bairro da Aviação, atendendo crianças de 6 anos e adolescentes de até 17 anos de todos os bairros da cidade de Moju, tendo o futebol como chamativo para as crianças e adolescentes.
Os treinos de futebol começavam de terça-feira e iam até o domingo pela manhã, das 7:30 às 12:00 horas, em um campinho de terra, que começou com 12 meninos e, em 2008, chegou a 300 alunos, sendo 244 meninos e 56 meninas. Depois, teve que diminuir a quantidade de alunos pela metade.
No final de 2010, teve que parar os treinos no campinho por causa da violência, mas continuaram no ginásio e em outras quadras, como da escola Lauro Sodré e da escola Ernestina Pereira Maia.
As atividades do projeto Viva Gente só parou durante a pandemia.
O projeto Viva Gente tem como idealizador o senhor Waldelino L. Cardoso.
Moju Social Skateboard

O Moju Social Skateboard é um projeto idealizado por Ediley, também conhecido como Seco, que teve início no final de 2019 em Moju, com a participação de sua filha Evellyn e sobrinho Aleff Daniel.
O projeto tem como objetivo revitalizar a cena do skate na cidade. Naquela época, apenas três skatistas praticavam o esporte, mas graças ao comprometimento e incentivo da comunidade, hoje o município desfruta de uma cena de skate próspera, com um número crescente de skatistas representando a cidade em competições de nível nacional, como Aleff Daniel, que participou duas vezes do campeonato brasileiro.
Além disso, o projeto alcançou outro marco importante, a construção do primeiro skate park do município. Esse projeto não é apenas sobre skate, é uma plataforma que promove valores como inclusão, trabalho em equipe e proporciona uma alternativa saudável para crianças e jovens.








