Sente dor na hora de fazer sexo? Entenda os problemas

Pesquisa revelou que 75% da população feminina sente dor pélvica em algum momento do sexo, mas dor não deve ser considerada normal.

Sentir desconforto ou até mesmo dor durante as relações sexuais é normal? A proposta, claro, é que o sexo sempre traga prazer para o casal, no entanto, nem sempre é o que acontece. As informações são do Terra.

Seja por julgamento ou até mesmo falta de informação, muitas mulheres acabam acreditando que sentir desconforto ou dor durante o sexo é normal. No entanto, a ginecologista e obstetra Eloisa Pinho, explica que em casos assim, é importante buscar ajuda para entender a causa e tratar.

E olha que o número de queixas é bem grande, segundo apontou um estudo feito pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, que revelou que 75% da população feminina sente dor pélvica em algum momento do sexo.

Apesar de recorrente, a ginecologista explica que o problema não é de tão fácil identificação, podendo ter “entre causa e efeito: posições sexuais, inflamação, infecções e outras condições médicas”.

O ato físico da relação sexual

Já pensou em mudar a abordagem do sexo, por exemplo? É o que propõe a ginecologista, explicando que alguns casos podem ser solucionados assim, investindo na “lubrificação adequada e as preliminares suficientes”, pois pode “prevenir todos os tipos de dor pélvica, bem como possíveis lacerações ou danos aos tecidos”.

Outro fator que deve ser considerado, segundo a ginecologista, é a posição sexual escolhida. A recomendação é que o casal varie até encontrar aquela que seja confortável.

Se, além da dor, surgirem sintomas como coceira e queimação, por exemplo, a orientação da especialista é investigar possíveis alterações no tecido vaginal. 

A dor no sexo pode ser um sintoma associado a outras doenças e condições do sistema reprodutor feminino, como miomas, cistos, endometriose, adenomiose, problemas no assoalho pélvico e espasmos involuntários do vaginismo. 

Além disso, traumas passados ou atuais, incluindo violência doméstica e trauma sexual, muitas vezes podem ter um impacto direto no conforto durante a relação.

Seja qual for a origem de sua dor, a recomendação é buscar ajuda profissional o quanto antes, para avaliar o caso e tratar da maneira correta.

Com informações do Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui