Romaria da Juventude toma Almirante Barroso rumo à Basílica Santuário de Nazaré

Procissão na tarde deste sábado (17) é a nova romaria oficial do Círio 2026 em Belém

Jovens católicos lotaram a Paróquia Santa Cruz, localizada na avenida Almirante Barroso, em Belém, na tarde deste sábado (17), para a missa de envio que marcou o início da programação da 24ª Romaria da Juventude. A celebração, presidida por Dom Paulo Andreolli, recentemente nomeado bispo de Ponta de Pedras, antecedeu a saída da procissão, uma das romarias oficiais do Círio de Nazaré 2026.

A programação começou às 15h, com a celebração religiosa marcada por momentos de fé, louvor e devoção. Às 16h, os participantes iniciaram a caminhada de 4,6 quilômetros em direção à Basílica Santuário de Nazaré. O percurso tem duração estimada de duas horas e meia, com chegada prevista para as 18h30.

Entre os participantes estava a estudante Liane Uchôa, de 18 anos, que participa da romaria pela quarta vez. Neste ano, ela levou um pedido especial: a aprovação no vestibular para ingressar no curso de Biologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). “É o meu quarto ano participando da Romaria da Juventude e esse ano eu vim com a promessa de passar no vestibular”, contou.

Para a estudante Marie Araújo, de 15 anos, a experiência foi inédita. Integrante da Guarda Mirim da Paróquia de São Raimundo Nonato, localizada no bairro do Umarizal, ela participou pela primeira vez da programação. “É a minha primeira vez aqui e estou achando muito bom”, afirmou.

A estudante Maria Luiza, também de 15 anos, destacou a emoção de acompanhar a demonstração de fé dos participantes. “Eu acho muito lindo ver essas pessoas com tanta fé aqui. Nós estamos gostando bastante”, disse.

Tema e protagonismo juvenil

Organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré, em parceria com paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, a Romaria da Juventude busca valorizar o protagonismo dos jovens na Igreja Católica e incentivar a transmissão da fé entre gerações.

Neste ano, a procissão é inspirada no tema do Círio 2026, “Maria, missionária que nos dá Jesus”, que convida os jovens a seguirem o exemplo de fé e missão de Nossa Senhora.

Criada em 2001, com saída da Comunidade São Brás, a Romaria da Juventude é uma das duas procissões oficiais do Círio que apresentam um percurso diferente a cada edição. A romaria deste sábado é a nona procissão oficial da programação religiosa de 2026.

A berlinda que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também ganha destaque na procissão deste ano. A decoração foi assinada por Simone Cosme.

Por O Liberal

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Descubra mais sobre Portal Moju News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Portal Moju News
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade