Razão do feriado: Pará adere à independência do Brasil

História mostra o quanto a pressão de comerciantes e elite fizeram parte da construção do Pará e em certo momento até atrasando em relação ao restante do Brasil

O ano de 2022 é para o Brasil de comemorações pela Independência da antiga colônia que passou a condição de império. Há 200 anos, no dia 07 de setembro, D. Pedro I declarava às margens plácidas do rio Ipiranga o surgimento de um novo território. Contudo, isso demorou um pouco mais para uma das mais importasntes províncias que não gostou nada da ideia.

O dia 15 de agosto é feriado no Pará, pois é a data de um dos passos mais importantes da história do Estado. Um ano após a independência do Brasil, a província do Grão Pará, até então dominada por políticos e comerciantes portugueses, em fim, se declarava fiel ao Brasil, há 198 anos.

Em 1823, o Pará, que foi criado para ser um outro Brasil, era conhecido como a província do Grão Pará e Maranhão, devido a forte ligação portuguesa com a província. No período as influências culturais e comerciais eram muito significativas. Até hoje, é possível ver traços da forte colonização portuguesa nos bairros da Cidade Velha e da Campina, centro histórico de Belém.

Devido a uma crise em 1820, após o retorno da Corte portuguesa para Lisboa, o Grão Pará precisava decidir entre a aliança ao Brasil ou permanecer ligado a Portugal.  A elite paraense aderiu à metrópole lusitana, pela influência em diversas áreas.

Para o processo de integração, Dom Pedro I enviou tropas militares ao Pará e após um blefe, a elite acabou sendo obrigada de forma política, a assinar o contrato de adesão à Independência. Após isso, aconteceram diversas revoltas populares, como a mais conhecida sendo a tragédia do Brigue Palhaço, causadora de mortes e prisões na cidade de Belém.

A tragédia do Brigue Palhaço acabou ocasionando uma conscientização entre os paraenses, que anos depois, com o sentimento de identidade de povo, causou revoltas diversas, culminando com a Cabanagem, em 1835.

DOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui