Quase 500 kg de cocaína são apreendidos no porto de Vila do Conde, em Barcarena

-

Apreensão representa prejuízo de R$80 milhões ao narcotráfico. Carga tinha como destino o porto de Rotterdan, na Holanda.

Quase meia tonelada de cocaína foi apreendida no porto de Vila do Conde, em Barcarena, por agentes da Receita Federal e da Polícia Federal na tarde desta terça-feira (9). A carga tinha como destino o porto de Rotterdam, na Holanda. A apreensão representa um prejuízo estimado de R$80 milhões ao narcotráfico. O material seguia – supostamente sem o conhecimento dos exportadores e importadores – numa carga de Quartzo.

Segundo a Polícia Federal, esconder material entorpecente em uma carga lícita, sem o conhecimento de quem exporta ou importa, faz parte de uma conhecida e comumente utilizada técnica do tráfico internacional de drogas: o “rip-on modality”. O termo, inclusive, consta no glossário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). 

A apreensão ocorre graças a um trabalho ininterrupto da aduana, que faz uso intensivo de tecnologia e de técnicas de análise e gerenciamento de risco (e cães de faro) para coibir práticas criminosas deste tipo.

Conforme a Constituição Federal, compete à Receita Federal o controle e a fiscalização sobre o comércio exterior, tendo precedência sobre os demais setores administrativos dentro de suas áreas de competência e jurisdição.

A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação.

Fonte: O Liberal

Parceiros
Fernanda Araújohttp://mojunews.com/
Jornalista. Pós-graduanda em Assessoria de Comunicação e em Marketing e Redes Sociais. Graduanda em Psicologia.
spot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
Parceiros

Must Read

Pastor é preso por abusar de criança de 7 anos no...

0
Nessa terça-feira, 19, a Polícia Civil prendeu Pedro Fernandes dos Santos Neto, conhecido como pastor Pedro, depois de ser flagrado ao abusar sexualmente de...