Início Mulheres Primeiro dia da operação ‘Escudo Feminino’ teve mais de 300 mulheres atendidas...

Primeiro dia da operação ‘Escudo Feminino’ teve mais de 300 mulheres atendidas e 16 prisões

Ação reforça fiscalização e amplia proteção às mulheres em todo o estado

A governadora do Pará, Hana Ghassan, divulgou na noite desta quinta-feira (16) o balanço parcial da operação “Escudo Feminino”, iniciada no mesmo dia e que segue até esta sexta-feira (17), com ações integradas de combate à violência contra a mulher em todo o estado.

No primeiro dia de operação, foram realizadas 16 prisões em flagrante, além de fiscalizações em mais de trezentos endereços vinculados a medidas protetivas. As equipes também apreenderam uma arma de fogo e prestaram atendimento a 304 mulheres em situação de vulnerabilidade.

A governadora destacou a importância da atuação conjunta das forças de segurança e o reforço na proteção às mulheres.

“Já no primeiro dia da operação, tivemos resultados importantes, com 16 prisões realizadas, inclusive a captura do suspeito de um feminicídio ocorrido no Curuçambá, em Ananindeua, que foi localizado e preso em Bragança. Também realizamos 304 fiscalizações de medidas protetivas, de um total de 440 previstas, o que demonstra a capacidade de resposta das nossas equipes e o compromisso com a proteção das mulheres.

Esses números mostram que estamos no caminho certo e reforçam a mensagem que queremos deixar para toda a sociedade: o Pará não vai aceitar a violência contra a mulher. Aqui, agressor não terá paz. O Estado está presente, atuando com firmeza para proteger a população e enfrentar esse tipo de crime, destaca a governadora. ”

Ainda sobre a ação inédita, a governadora disse que operação leva uma mensagem muito clara para toda a sociedade.

“Estamos lançando a maior operação já realizada no Pará no enfrentamento à violência contra a mulher, com atuação simultânea em 85 municípios e mais de 1.500 agentes nas ruas, fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas e garantindo a segurança de quem mais precisa. É uma ação concreta, com presença do Estado e integração total das nossas forças de segurança. “No Pará, agressor de mulher não terá paz. Nosso governo atua de forma preventiva, indo ao encontro das mulheres que precisam de proteção e fortalecendo a atuação das nossas equipes. É assim que trabalhamos: com responsabilidade, integração e atitude para evitar que a violência aconteça.”

As ações contam com mais de 1.500 agentes de segurança e 274 viaturas, utilizadas em rondas ostensivas, monitoramento, atividades investigativas e fiscalização em mais de 400 endereços com medidas protetivas. A operação também prioriza o atendimento das ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações (CIOp), com foco nas mulheres cadastradas na plataforma “SOS Mulher 190”.

Atuação integrada

A operação reúne, de forma integrada, as forças de segurança pública do Estado, com participação do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Neves; do delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó; e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), representada pelo secretário adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Rayol Frias.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-Lin Anselmo, destacou o compromisso do Estado no enfrentamento à violência contra a mulher. “Estamos atuando de forma coordenada, com presença ostensiva e acompanhamento direto das medidas protetivas, garantindo proteção efetiva. A integração entre os órgãos fortalece a capacidade de resposta e amplia a segurança para quem mais precisa”, afirmou.

A operação continua simultaneamente nas 16 Regiões Integradas de Segurança Pública, com ações que incluem fiscalização e acompanhamento de mulheres com medidas protetivas, reforço nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), ampliação do atendimento pelo 190 e orientação à população.

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em integração com as Polícias Militar e Civil, além da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Plataforma SOS Mulher

Durante a operação, também é intensificada a divulgação da plataforma “SOS Mulher 190 – Proteção Sem Palavras”, ferramenta voltada a mulheres em situação de risco ou ameaça de violência doméstica.

“Também é fundamental destacar a importância da plataforma SOS Mulher 190, que é uma ferramenta de prevenção e já salvou vidas no nosso Estado. Com um cadastro simples, a mulher passa a ter um canal rápido e seguro de atendimento, permitindo que nossas equipes ajam com agilidade, inclusive sem a necessidade de comunicação verbal. É tecnologia aliada à proteção, garantindo mais segurança para quem mais precisa”, finalizou a governadora.

Por meio de cadastro no site da Segup, a vítima registra seus dados de forma segura e sigilosa. Em caso de emergência, ao acionar o 190, as informações são automaticamente identificadas pelo CIOp, permitindo atendimento rápido e prioritário, mesmo sem comunicação verbal.

Após o acionamento, uma viatura é direcionada ao local com base na geolocalização da vítima, garantindo maior agilidade na resposta das equipes.

Por Roma News

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Moju News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading