Home / Polícia / Prefeitura de Ananindeua abre apuração interna para investigar morte de criança na UPA do Icuí

Prefeitura de Ananindeua abre apuração interna para investigar morte de criança na UPA do Icuí

Sofia Gabriele Silva, de 1 ano e seis meses, tinha dado entrada na unidade na quinta-feira (3/4), com sintomas de diarreia e vômito

A Prefeitura de Ananindeua informou nesta sexta-feira (4/4) que abriu uma apuração interna para averiguar e tomar atitudes no caso da morte de Sofia Gabriele Silva, de 1 ano e seis meses. A criança morreu na noite de quinta (3/4) após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Icuí, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Ela havia dado entrada no local com sintomas de diarreia e vômito.

Em nota, a prefeitura informou que a paciente, “com histórico recorrente de atendimentos por, entre outros motivos, desidratação, deu entrada pela manhã com quadro de diarreia, e vômitos mas com sinais vitais normais, recebendo hidratação, tratamento e prescrição para os sintomas”.

“À noite a paciente retornou em estado gravíssimo e foi imediatamente encaminhada a sala vermelha, onde a equipe realizou com urgência o atendimento seguindo todos os protocolos clínicos. Infelizmente após todo esforço do corpo clínico a paciente evoluiu a óbito”, acrescentou.


Ainda conforme o comunicado, a prefeitura afirmou que “em razão do quadro e contexto da paciente, inclusive pré-atendimento, a equipe médica acionou imediatamente as autoridades competentes para apuração da causa da morte”.

Por fim, a Secretaria de Saúde, que se solidarizou com a família e amigos de Sofia, disse que segue à disposição para qualquer esclarecimento, “reforçando seu compromisso com a transparência e ética”.

Investigação da Polícia Civil e do CRM-PA

Na manhã desta sexta-feira (4/4), diversas autoridades se manifestaram dizendo que investigam o caso. A primeira delas a comentar o assunto foi a Polícia Civil, que informou em nota que “perícias foram solicitadas e testemunhas são ouvidas para auxiliar nas investigações”.

Além disso, o Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) também se posicionou sobre o ocorrido e informou que abriu procedimento apuratório. “Ressaltamos que todos os procedimentos que dão entrada neste Regional são apurados, e de acordo com o art. 1°, do Código de Processo Ético-profissional, os processos tramitam sob sigilo”, comunicou o CRM-PA.

O caso

De acordo com relatos da família, Sofia começou a passar mal ainda pela manhã de quinta (3/4). Por volta das 9h, os pais a levaram até a UPA do Icuí, onde ela recebeu medicação e foi liberada para retornar para casa. No entanto, segundo o pai da menina, o mecânico Matheus do Remédios dos Santos, de 22 anos, o estado de saúde da criança piorou logo após o retorno.

Diante do agravamento do quadro, a família retornou com a criança à UPA. Lá, ela foi medicada novamente e levada para a sala vermelha, área destinada a pacientes em estado grave, mas, segundo os familiares, sem o acompanhamento de nenhum responsável.

Sofia Gabriela era asmática, mas considerada uma criança saudável e ativa pela família. Os parentes afirmam não entender o que, de fato, aconteceu dentro da unidade de saúde.

A imagem em destaque mostra Matheus do Remédios dos Santos, pai de Sofia Gabriele Silva, a criança que morreu após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Icuí, em Ananindeua. (Foto: Cláudio Pinheiro | O Liberal)

Por O Liberal

Marcado:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading