Operação da DENARC, DFLU e NIP resulta na prisão em flagrante de suspeito e desarticula rota fluvial de tráfico de drogas no Pará.
Uma operação policial realizada neste domingo (21), no município de Salinópolis, resultou na apreensão de 120 tabletes de cocaína escondidos em uma embarcação e na prisão em flagrante de um suspeito de tráfico de drogas. A ação foi conduzida pela Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), com apoio da Delegacia Fluvial (DFLU) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), após semanas de monitoramento.
As investigações começaram no início de setembro, quando a inteligência policial recebeu informações sobre uma associação criminosa que estaria usando rotas fluviais para transportar entorpecentes entre Belém, Salinópolis e o Maranhão. A embarcação alvo da operação foi identificada e passou a ser acompanhada discretamente.
No dia 19 de setembro, após dias de vigilância, equipes localizaram o barco navegando em um trecho do rio próximo à cidade. No momento da abordagem, havia seis tripulantes a bordo. Durante a vistoria, os policiais descobriram um fundo falso na popa, sob o fogão da cozinha, onde estavam três sacas de sarrapilheira e duas bolsas com o entorpecente.
De acordo com a polícia, o material apreendido estava embalado em fita adesiva e tinha características de cocaína. Além da droga, foram encontrados uma mala com detector de metais, rastreador, manuais de equipamentos de comunicação, celular, roupas e documentos pessoais.
O comandante da embarcação declarou que a viagem tinha como destino o Maranhão, supostamente para transportar combustível, e negou envolvimento com o crime. No entanto, os demais tripulantes apontaram que o serviço havia sido contratado pelo suspeito preso, que também era responsável por orientar a rota. Mensagens encontradas em seu celular reforçaram a acusação.
Segundo o delegado David Bahury, diretor em exercício da DENARC, a operação foi planejada para garantir precisão e segurança. “Nossa equipe de inteligência vinha acompanhando a movimentação desde o início do mês e atuou no momento certo para evitar que a droga chegasse ao destino final”, destacou.
O preso, a droga e os materiais recolhidos foram encaminhados à sede da DENARC, em Belém, onde os procedimentos legais estão sendo realizados.

Por Roma news






