Moju completa 166 anos neste dia 28 de agosto

Conheça um pouco da sua história:

Em 28 de agosto de 1856, nascia a Freguesia do Divino Espírito Santo às margens do majestoso Rio Moju, que desde os tempos coloniais, foi percorrido por exploradores e depois, ao longo de seu curso, foram montados vários engenhos de açúcar, entre eles o mais famoso, Engenho Jaguarary.
Em terras doadas à irmandade do Divino Espírito Santo pelo Senhor Antônio Dorneles de Sousa, quando em visita pastoral do Bispo do Pará Dom Frei Miguel de Bulhões. Antônio Dorneles foi um rico fidalgo, proprietário de diversos engenhos, dentre eles Itacoã, onde hospedou o bispo Dom Miguel.
Depois desta primeira elevação à categoria de município, Moju passou por diversos períodos em que perdeu sua emancipação, sendo definitivamente emancipado somente em 31 de outubro de 1935, onde desde então permanece.
Moju também já foi desmembrado para a criação do município de São Manoel do Jambuaçu em 11 de março de 1955, porém, o STF em janeiro de 1956, considerou-o insubsistente.
Entre tantos fatos históricos, Moju hoje é um dos municípios paraenses que têm grande potencial econômico, um povo miscigenado, constituído não somente pelos antigos moradores, mas também pelos imigrantes que por aqui chegaram e ajudam a construir essa grande história.

Texto do Prof. Vandilson Ferreira.

Vandilson Ferreira: Formado em Língua Portuguesa, é músico, professsor, poeta, escritor e também pesquisador da história de Moju.
Nossa homenagem do Portal Moju News ao nosso querido Moju.

Deixe uma resposta