Moradores das margens do Rio Ubá, em Moju, nordeste do Pará, denunciaram nesta quarta-feira (27) um grave problema ambiental envolvendo a contaminação e a redução do nível do rio. Segundo os relatos, resíduos químicos provenientes da empresa AgroExport que atua na região teriam sido arrastados para o curso d’água após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Imagens e vídeos compartilhados pelos comunitários mostram o rio, antes de águas claras, agora com uma coloração escura. Além disso, inúmeros peixes mortos foram encontrados às margens, indicando possível contaminação química. Segundo os moradores, a situação começou a ser notada na última segunda-feira (25), após a chuva intensa que teria levado resíduos do entorno ao igarapé e, posteriormente, ao rio principal.
Outro ponto de preocupação é a redução no volume de água do Rio Ubá. Os moradores afirmam que a empresa instalou uma bomba d’água que opera cerca de 12 horas por dia, agravando ainda mais o problema. As comunidades ribeirinhas temem que a situação comprometa a subsistência de famílias que dependem do rio para pesca, consumo e outras atividades.
O Portal Moju News deve buscar esclarecimentos junto à empresa citada e às autoridades ambientais responsáveis, como a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A denúncia reforça a necessidade de uma fiscalização urgente e medidas de reparação que garantam a preservação do Rio Ubá e a qualidade de vida das populações que dele dependem. O caso deve ser investigado pelas autoridades e novas informações serão divulgadas conforme apuração.








