Governo do Pará anuncia pacote de medidas e determina fechamento de shoppings, bares e restaurantes

Shoppings encerram atividades nesta sexta(20), às 20:00 h, e os bares encerram às 0h em todo estado.
Ações buscam prevenir a população do novo coronavirus.

📷Governo do Pará determina fechamento de shoppings, bares, restaurantes — Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou na tarde desta sexta-feira (20) o fechamento de todos os bares, restaurantes e shoppings do estado. A medida foi tomada como forma de prevenção a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida será aplicada por tempo indeterminado.

De acordo com o governador, farmácias, supermercados e laboratórios continuam funcionando normalmente.

Até o momento, o Pará possui dois casos confirmados da doença. O estado também possui 81 casos em análises e outros 32 descartados. Ambos os casos confirmados foram importados de outros estados do País. O primeiro paciente é um homem, de 37 anos, que foi infectado no Rio de Janeiro. O segundo paciente é uma mulher, de 36 anos, que foi infectada em São Paulo. Ambos estão em isolamento domiciliar.

Durante o anúncio, o governador reforçou o apelo para que as pessoas fiquem em casa. Ele pediu que a população limite as saídas para comprar itens de primeira necessidade.

“Em relação ao fechamento dos shoppings, começa nesta sexta às 20h. Os dos bares e restaurantes passa a valer a partir das 00h. Isso é para dar tempo para os paraenses adaptarem as rotinas e se manterem em casa”, afirmou.

Bloqueio de transporte
Durante a coletiva, Helder também anunciou a suspensão das viagens de ônibus interestaduais por 15 dias. A medida passa a valer neste domingo (22). Segundo ele, o prazo não será imediato para que pessoas que moram em outros estados, possam se organizar e voltar para casa.

Em relação ao fechamento das fronteiras do estado, assim como ocorreu no Rio de Janeiro, Helder não comentou. Ele falou apenas sobre o fechamento dos aeroportos, explicando que o funcionamento desses locais é de responsabilidade apenas do Governo Federal. Apesar disso, o Governo anunciou que agentes da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), em conjunto com a Anvisa, vão autar na orientação de passageiros que chegarem ao aeroporto.

Suspensão de prazos no Detran
Uma das medidas anunciadas pelo governador foi a suspensão dos trabalhos no Detran referentes a emissão e renovação de CNH. Ainda de acordo com o Governo, isso vale para para todos os tipos de licenças estaduais. Durante o período em que a medida estiver em vigor, motoristas parados com licenças irregulares não serão punidos.

Bancos online
Apesar dos fechamentos, Helder anunciou que os serviços em agências bancárias continuam funcionando normalmente. Entretanto, o Governo faz uma recomendação para que os bancos priorizem o atendimento de clientes por meio de aplicativos de celular ou por telefone. Segundo o Governo, o pedido busca diminuir a aglomeração de pessoas nas agências.

Visitas em casas penais
O Governo também anunciou a suspensão de visitas em todas as casas penais do estado a partir deste sábado (21). De acordo com Barbalho, a medida busca diminuir a infecção dos detentos a aglomeração de visitantes nas casas penais. Segundo ele, a determinação também vale para unidades socioeducativas.

Estado de calamidade
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) decidiu por unanimidade aprovar o projeto de lei que decreta estado de calamidade pública no Pará. O pedido foi feito pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira (19), um dia depois do primeiro caso confirmado de pessoa infectada pelo novo coronavírus em Belém. O projeto de lei tem validade até 31 de dezembro deste ano e vai garantir recursos emergenciais para as medidas adotadas devido ao novo coronavírus.

Isolamento de Salinópolis
O prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique Gomes (PSDB), anunciou em suas redes sociais que vai bloquear a entrada de turistas na cidade do nordeste do Pará. Durante reunião com os secretários municipais, medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus foram listadas. O bloqueio terá duração de 10 dias, mas pode ser prorrogado.

Antecipação de salários e abastecimento
Na última quinta, o Governo já havia anunciado a antecipação do pagamento dos salários dos funcionários públicos referentes ao mês de março. Segundo Helder Barbalho, a folha de pagamento dos servidores foi antecipada para o dia 25.

O Governo anunciou, ainda, que o corte de energia elétrica e de agua no estado está suspenso pelos próximos 30 dias. De acordo com Hélder, os serviços essenciais devem ser mantidos durante o período de prevenção da doença. Tanto a companhia de energia quanto a de saneamento já foram notificadas.

Linha de crédito
Uma das medidas econômicas anunciadas pelo Governo é a injeção de R$100 milhões no segmento das micro e pequenas empresas. Segundo o Governo, será disponibilizada linha de crédito, com juros de 0,2% para o empreendedor.

“São dividendos do Banco do Estado do Pará (Banpará) que seriam transferidos para o Estado na execução de seu orçamento, e estamos disponibilizando para a sociedade”, disse Barbalho.

Fonte: G1 Pára

Parceiros Do Portal
IEPAM- Moju
Cruzeiro Do Sul Virtual
Faculdade Fam- Abaetetuba
Farmácia Preço Baixo
Uniasselvi – Moju
Açaí e Cia Gold
Nenem Moto Peças
GBS NET
Graf Art
Alves Assessoria Empresarial
Ideal Magazine
Mundo da construção
Agapis Auto Elétrica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui