Deputado protocola pedido de impeachment de Lula por supostos crimes de responsabilidade

Pedido se baseia em atos envolvendo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o advogado Cristiano Zanin, indicado ao STF

deputado federal Sanderson (PL-RS) informou que irá protocolar, nesta terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, umpedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por supostos crimes de responsabilidade. Ele se baseia em dois atos envolvendo Lula: o convite para receber o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a indicação do advogado do petista, Cristiano Zanin, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

Para o autor do pedido de impeachment, ao convidar Maduro, Lula quebrou tratados internacionais, uma vez que o venezuelano, acusado de narcoterrorismo nos Estados Unidos, foi recebido com honras de chefe de Estado. Sanderson argumenta ainda que Maduro é acusado pela ONU de crimes contra a humanidade, por isso, o presidente teria atentado contra a segurança interna do país ao permitir o ingresso dele no país.

No caso da indicação de Zanin, o parlamentar alega que Lula violou o princípio da impessoalidade e da moralidade.

Esse não é o primeiro pedido de impeachment do petista apresentado pelo político do PL, partido de Jair Bolsonaro. Em janeiro, Sanderson apresentou o primeiro pedido contra Lula, sob o argumento de que o petista atentou contra a democracia ao classificar como “golpe” o impeachment de Dilma, avalizado pelo Supremo.

O Liberal

Deixe uma resposta