Depois de 25 anos, praias de Belém são consideradas próprias para banho

Levantamento da Semma aponta 100% de aprovação em todos os 20 pontos monitorados nos distritos e ilhas de Belém

Pela primeira vez em 25 anos, todas as praias de Belém foram classificadas como próprias para banho. O resultado consta no mais recente levantamento de balneabilidade realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com coletas feitas entre os meses de maio e junho deste ano.

Ao todo, foram analisados 20 pontos de monitoramento distribuídos pelos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, além das ilhas de Cotijuba e Combu. Segundo o estudo, todos os locais receberam classificação “Excelente”, indicando níveis de contaminação por Escherichia coli muito abaixo do limite máximo permitido pelas normas ambientais.

De acordo com a Semma, o resultado representa uma mudança em relação ao cenário registrado no mesmo período de 2025, quando parte das praias ainda era considerada imprópria para banho.

A prefeitura atribui a melhora ao reforço das ações de fiscalização ambiental, com maior controle sobre empreendimentos potencialmente poluidores, combate ao descarte irregular de efluentes e ampliação das exigências de licenciamento ambiental.

Segundo o chefe da Divisão de Monitoramento e Fiscalização Ambiental da Semma, Paulo Fontel, a classificação é resultado de um conjunto de medidas adotadas pelo município para reduzir a poluição das águas. Ele afirma que a fiscalização foi intensificada para impedir o lançamento irregular de efluentes e que o licenciamento ambiental também passou a ser utilizado como ferramenta de prevenção, orientando empresas sobre a destinação correta de resíduos.

O levantamento reforça que, neste momento, todas as praias monitoradas na capital paraense atendem aos padrões de qualidade exigidos para recreação e banho.

Segundo a Prefeitura, os parâmetros avaliados para a definição da balneabilidade atendem os critérios da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que determina: 

Parâmetro Principal (Microbiológico):Concentração de Escherichia coli (indica contaminação fecal). De forma complementar, avalia-se a presença de coliformes totais/fecais.

Físico-Químicos (Medidos in loco): pH, salinidade e temperatura (auxiliam na caracterização ambiental, mas não definem sozinhos a balneabilidade).

Aspectos Visuais/Complementares:Presença de resíduos sólidos, lançamento aparente de efluentes, alteração visual da água, odor ou floração de algas.

Fontel explica ainda que as ações de educação ambiental, conduzida por toda a gestão municipal, podendo ser mencionados tanto a Semma como Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), também têm sido determinantes para a excelência do resultado e a garantia da segurança da população. Para além desse trabalho, segue o monitoramento contínuo e intensificado pela Semma.

Veja todos os 20 pontos atualmente monitorados pela Semma:

Outeiro: Praia da Brasília, Praia do Belo Paraíso, Praia do Amor e Praia Grande.

Mosqueiro: Praia do Areião, Praia do Chapéu Virado, Praia do Farol, Praia do Murubira, Praia do Marahú, Praia do Paraíso e Praia São Francisco.

Cotijuba: Praia Vai Quem Quer, Praia do Amor, Praia Funda, Praia do Farol e Praia da Saudade.

Ilha do Combu: Restaurante Matapy, Solar da Ilha e Restaurante Ribeirinho.

Icoaraci: Praia do Cruzeiro.

Por Roma News

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Descubra mais sobre Portal Moju News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Portal Moju News
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade