Agropalma celebra 40 anos de contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do Pará

Companhia emprega mais de 5 mil colaboradores no Estado, além de promover programas de educação e geração de renda 

Agropalma, que atua de forma alinhada aos  princípios educacionais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Tailândia, cidade onde funciona. A prioridade fundamental da iniciativa é garantir que todos os alunos filhos dos seus colaboradores tenham acesso e possam concluir seus estudos com qualidade. 

O incentivo para que os alunos desenvolvam suas habilidades é um dos principais objetivos dos professores da Escola Agropalma.  “Sabemos da importância de contribuirmos com a formação escolar dos nossos alunos. Nossos critérios de avaliação são rigorosos e eles precisam se dedicar para atingir as metas que são estabelecidas. Atualmente, temos professores que já foram alunos da Escola Agropalma e isto é muito gratificante para nós”, explica Chrystianne Correa, diretora da Escola Agropalma. Sob sua gestão, existem hoje cerca de 330 alunos, divididos em 22 turmas.  

Agricultura familiar é importante programa de geração de renda

A Agropalma é pioneira no programa de agricultura familiar com palma. Iniciado em 2002, o projeto, que começou com 50 famílias, quadruplicou e, atualmente, conta com mais de 200 participantes, que saíram da situação de extrema vulnerabilidade para um trabalho garantido e sustentável. 

“É um trabalho fundamental, são 20 anos apoiando o desenvolvimento desses produtores, instruindo e transformando a realidade social. Ao longo deste período, só vimos conquistas por parte destas pessoas e é muito gratificante saber que fazemos a diferença em suas vidas”, ressalta André Borba, diretor agrícola da Agropalma. 

A companhia oferece treinamento, suporte e garante a compra de toda a produção desses agricultores, todos certificados pela Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), que respondem por cerca de 23% dos frutos processados em suas fábricas. Além destas famílias, a Agropalma conta com mais de 40 produtores integrados que também cultivam o dendê e vendem sua produção para a empresa. 

Consultoria a pequenas e médias empresas

linha com os Princípios e Critérios da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), principal reconhecimento internacional que atesta a produção do óleo de palma sustentável. 

A Agropalma anunciou no ano passado uma parceria com uma consultoria especializada na conservação de florestas e na comercialização de serviços ambientais, para o projeto REDD+, um incentivo desenvolvido na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A busca pelo Carbono Zero também é um dos principais desafios da empresa. Com o projeto, a Agropalma não apenas será uma companhia neutra em emissões, mas que também passa a contribuir para que outras empresas possam fazer a sua parte para combater as mudanças climáticas. A empresa passou a ser carbono negativo. 

Conheça a Agropalma no Pará

Tailândia – A maior unidade da Agropalma está no município de Tailândia, onde concentra sua plantação e extração de óleo de palma e de palmiste. São 107 mil hectares de área total, sendo 64 mil de reserva florestal, 39 mil de palmeiras plantadas e seis indústrias de extração de óleo bruto. 

Belém – Na cidade de Belém, a companhia faz o refino e fracionamento de palma. Possui unidade de acondicionamento de gorduras (UAG), terminal fluvial para cabotagem e exportação de óleos e áreas administrativas. 

Sobre a Agropalma

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Atualmente, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.

Deixe uma resposta