Acusados de crimes de ódio contra alunos da UFPA são alvo de operação da Polícia Civil, em Belém

-

Os suspeitos faziam a exposição das vítimas nas redes sociais com graves acusações e casos de injúria racial.

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quarta-feira (28), sete mandados de busca e apreensão em Belém contra alvos investigados por crimes de associação criminosa, calúnia, incitação ao racismo e injúria racial. Os crimes teriam sido cometidos contra alunos cotistas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que eram expostos nas redes e acusados de fraudar o sistema de cotas. A ação faz parte da Operação “Paridade”.

As investigações apontam que as acusações eram feitas também por alunos da instituição. Os suspeitos faziam a exposição das vítimas nas redes sociais com graves acusações, conforme informou a titular da Diretoria Estadual de Combate contra Crimes Cibernéticos, delegada Vanessa Lee.

“Recebemos as denúncias de vítimas do caso que se sentiram extremamente prejudicadas, visto que elas tinham direito a acessar a universidade pelo sistema amplo. As investigações constataram várias postagens na internet, caluniando a imagem de pelo menos cinco vítimas, na capital”, enfatizou.

As diligências iniciaram às 6h desta quarta. Todos os alvos foram encontrados e intimados. Notebook, celulares e documentos foram apreendidos. Todo o material foi levado para a sede da Diretoria, que fica na Delegacia Geral de Polícia Civil. 

Crimes

Segundo a lei, o crime de injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A pena para esse tipo de crime consiste em reclusão de um a três anos e multa. Já o crime de calúnia é a acusação falsa contra alguém, como houve nos casos da Operação Paridade, com pena de detenção de seis meses a dois anos, ou multa.

Denúncia

Denúncias podem ser feitas para o 181 e 98115-9181 (mensagens via whatsapp).

Fonte: O Liberal

Parceiros
spot_imgspot_imgspot_img

Deixe uma resposta

spot_imgspot_img
Parceiros

Must Read

Jovem morre de meningite no Pará; outro caso é monitorado

0
A doença possui vacina, que deve ser aplicada preferencialmente na infância. A meningite é uma doença caracterizada por uma inflamação grave das meninges, que são...

Descubra mais sobre Moju News

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading